Roleta de Ingredientes - T1E9 – LINHAÇA DOURADA

Mais um alimento super nutritivo!

sementes de linhaça

Este excelente ingrediente é suficientemente versátil ao ponto de poder estar representado em qualquer uma das refeições do dia.

A Linhaça deriva do Linho, planta conhecida desde o ano 5000 a.C., usada desde a época da Mesopotâmia.

Este fantástico alimento está repleto de coisas boas, mas vamos dar destaque aos seguintes constituintes: Ácidos Gordos (Omega 3 e 6), Fibras e Lignanas.

- Os Ácidos Gordos ajudam na proteção do sistema cardiovascular e do cérebro
- Lignanas são fitostrogéneos, ou seja, substâncias similares às hormonas sexuais femininas, mas produzidas em plantas. Daí a linhaça ser um forte aliado na menopausa e fase que a antecede. Ajudam também na prevenção da osteoporose.
- Por ser rico em Fibra, é excelente para o bom funcionamento do intestino, reduz os níveis de açúcar no sangue e a acumulação de gordura no organismo.
Os alimentos ricos em Fibras têm, muitas vezes, ligação com perda de peso. Isto porque, para além de ajudarem no bom funcionamento do intestino e na eliminação de toxinas, são bastante saciantes, o que faz com que se coma menos.

A Linhaça também tem um efeito protetor contra alguns tipos de cancro.

Existem dois tipos de Linhaça (Castanha e Dourada). A diferença nutricional não é muito relevante. Sendo que a Castanha tem maior quantidade de ácidos gordos e um sabor mais intenso.

Podemos encontrar Linhaça na forma de sementes, farinha e óleo.

Nota: Depois de triturada, a Linhaça oxida com alguma rapidez perdendo muitos dos nutrientes por isso não aconselhamos a comprar Linhaça forma de farinha, mas sim triturá-la no momento que se pretende utilizar.

A Linhaça pode ser misturada na fruta, utilizada para sopas, batidos e sumos e também pode ter grande utilidade na confecção de pães e bolos, substituindo o ovo e fazendo a “liga” das farinhas (substitui o glúten). Além de acrescentar valor nutricional à s criações!

Atenção! Este alimento não deve ser ingerido em excesso. Idealmente uma colher de sopa por dia.

Criações com Linhaça Dourada:



Caso tenham dúvidas, comentem aqui em baixo. 

Espero que tenham gostado.
Obrigado!

Participa com o teu comentário

Todos os comentários terão de ser aprovados antes de serem publicados