Roleta de Ingredientes - T1E8 – QUINOA

A Quinoa é mais um pseudocereal, tal como o Trigo Sarraceno (episódio 6), que teve origem na região dos Andes. É um alimento muuuuuito antigo...

quinoa

Existem registos que dizem que os incas já a utilizavam desde 3000 a.C.. Para este povo era considerado o “grão mãe”, sendo por isso um alimento sagrado. Aliás, “Quinoa” significa mesmo “grão materno” no idioma inca, pois era comparado ao leite materno. E, todos os anos na época do plantio, era tradição o líder inca plantar a primeira semente de Quinoa.

Foi considerada, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), o mais completo alimento para consumo humano, existente no reino vegetal. Por isso foi selecionada pela NASA para integrar a dieta dos astronautas em voos espaciais de longa duração.

Este super alimento é rico em: - Vitamina A, Vitamina B1, B2, B3, B6, Vitamina E e Vitamina C
- Omega 3 e 6
- Proteína completa. Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 9 essenciais (aminoácidos essenciais são os que o nosso organismo não produz, devendo ser ingeridos através da alimentação)
- Fibras - Ferro, Potássio, Magnésio, Zinco e Cálcio.
- Fitoesteróis

É um alimento importante para a saúde dos olhos, devido à presença de Vitamina A.
Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso central, devido à presença de Vitamina B1, B2 e B3.
Auxilia nos processos inflamatórios, devido à presença de B6 e magnésio.
Previne a oxidação celular, devido à existência de vitamina E e Vitamina C.
Contribui para o bom funcionamento dos músculos, devido à presença de Fósforo e Potássio.
Previne anemias, por conter Ferro.
É essencial para o sistema imunitário, devido à existência de Zinco.
Contribui para o bom funcionamento do intestino e diminui a absorção do colesterol e do açúcar através do mesmo, devido à presença de grandes quantidades de Fibra.
Ameniza os sintomas da tensão pré menstrual e da menopausa.
Ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial, devido à existência dos Fitosteróis (substâncias naturais que imitam a ação dos estrogénios).
O conteúdo nutricional deste alimento é excelente e os seus benefícios são incríveis. Tudo isto com a vantagem de ser um alimento com poucas calorias.

Contudo, já sabem que como tudo na vida, deve ser ingerido com a devida moderação e variedade.

Encontramos a quinoa no mercado sob diversas formas… em grão cru, farinha, massa e cereal.
As variedades mais comuns da quinoa, são a branca, a vermelha e a preta. Todas elas têm quantidades similares de proteína e vitaminas. Porém, a branca tem mais fibras e menos calorias e a vermelha contém mais hidratos de carbono.

Dicas:
- Demolhar a quinoa por, no mínimo, 2 horas e lavar bem, para retirar os ácidos fíticos (estes são hidrossolúveis e são eliminados com este processo).
- Utilizem Quinoa em substituição do arroz
- Podem substituir Farinhas que não preenchem os requisitos. Por exemplo: Fazer um pão com farinha de Quinoa.
- Podem substituir o leite animal por bebida vegetal de Quinoa
- Podem fazer papas de Quinoa, tal como fazemos as de Aveia.

Criações com Quinoa:



Caso tenham dúvidas, comentem aqui em baixo. 

Espero que tenham gostado.
Obrigado!

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