História

 

Olá, eu sou a Maria Amêndoa

Venho mostrar-te que podes comer Deliciosamente, sem culpa e ainda enriquecer a tua Saúde.
Sei que é um enorme desafio juntar tudo isto numa só Criação.
Mas adoramos projetos desafiantes e temos a certeza que tu vais adorar comprovar esta evidência. 
Todas as Criações que apresentamos são preparadas com muito Amor, Dedicação e Ingredientes Biológicos cuidadosamente selecionados.
Queremos agradecer-te o facto de nos teres encontrado.
Se o fizeste é muito provável que pretendas acrescentar valor aos teus hábitos alimentares e/ou desfrutar da Felicidade de comer Saudável e Delicioso.
E ainda bem que aqui estás.
A nossa missão é ajudar-te a cuidar do teu corpo e mente.

COMO?

- Criando alimentos super saborosos que, ao mesmo tempo, acrescentam valor nutricional e não ferem o teu organismo
- Partilhando conteúdo que te ajudará a ter um estilo de vida Saudável
- Cuidando bem do meio ambiente através de ações de sustentabilidade.

Quem somos...

Maria Pinto

Durante 50 anos tive muitos problemas intestinais (obstipação crónica) que só conseguia resolver com vários tipos de laxantes em doses muito elevadas. Associado a este problema estava uma quantidade imensa de outros sintomas que prejudicavam o meu bem-estar físico e psicológico, tais como as dores de cabeça, inchaço do abdómen, flatulência, tonturas e infeções de tal forma que me obrigavam a recorrer, várias vezes, a antibióticos fortes.
O que me foi oferecido pela medicina convencional foi claramente ineficaz e, por isso, comecei a pesquisar e a fazer formações e workshops na área da alimentação funcional, em busca de outras respostas.

Hoje acredito que ninguém conhece o seu corpo melhor do que nós próprios e somos nós que temos o poder de nos curarmos.
Não quero, com isto, dizer que a medicina não tenha o seu papel. Claro que tem. Devemos estar gratos pelos profissionais maravilhosos que nos assistem nas situações agudas. No entanto, o dia-a-dia somos nós que o construímos. Os nossos hábitos, somos nós que os criamos. Quem apoia e protege (ou não) a nossa saúde, somos Nós Próprios.
Também vos posso dizer que conheci o meu marido com problemas de enxaquecas (todos os meses tinha pelo menos uma crise muito pesada). Muitas delas só se resolviam com idas ao hospital, onde lhe eram administradas injeções endovenosas.
Também ele começou a alterar os seus hábitos alimentares e as enxaquecas desapareceram.
Observando estes resultados a família ficou rendida e, hoje em dia, todos somos adeptos deste estilo de vida.
E Porque não alargar estes conhecimentos a outras pessoas?
Esta era uma questão recorrente...
Sabendo que muitos dos alimentos que nos chegam ao prato têm muito pouco de alimento (altamente processados e cheios de conservantes e outros aditivos) e a fim de ajudar a consciencializar as pessoas sobre o facto de que a origem da maioria das doenças do sec. XXI está no que comemos e no modo como o fazemos... a resposta à tal questão era mais do que óbvia! Foi aí que o meu filho me desafiou a Criar a Maria Amêndoa.

 

É crucial sentirmo-nos bem e estarmos Saudáveis.

A alimentação é um pilar fundamental da nossa Saúde e da nossa vida.

Não existem verdades absolutas, cada corpo é um corpo e temos que o saber respeitar e ouvir.
Devemos estar recetivos a novas ideias e conceitos, diferentes do que nos foi transmitido (e muitas vezes não questionado).
Devemos deixar ser o corpo a tirar as suas conclusões e não a nossa cabeça... a isto chamamos de Mente Disponível.
É muito importante que consigamos descobrir a nossa fórmula única, de forma a sermos Saudáveis e Felizes.
Antes de curar, convém pensar em não atacar o corpo.

Quando de facto ganhamos consciência e temos vontade de mudar os nossos hábitos, devemos fazê-lo de forma gradual e não apenas a pensar no curto prazo. Se o objetivo for vestir o biquíni, o esforço deste momento cairá por terra daqui a 6 meses e, no ano seguinte, estaremos novamente à procura de resolver o mesmo problema. Porém, se o objetivo for no sentido de nos tornarmos mais saudáveis e adquirir novos hábitos de forma consistente, teremos um resultado para a vida. É um treino exigente, mas compensa em larga escala! A isto chamamos clarificar a nossa intenção.

Sermos demasiado exigentes e inflexíveis com as nossas decisões só nos prejudica e limita. Acredito que devemos enfrentar esta viagem com curiosidade e aceitar as nossas limitações com carinho. Ao abraçá-las vamos conseguir superá-las com distinção!

 

 

Magda Leitão

Em 2014, foi-me diagnosticada Esclerose Múltipla, para muitos uma doença cronica e sem tratamento definitivo.
Procurei ajuda na medicina tradicional onde encontrei médicos fantásticos que se interessaram verdadeiramente por mim e outros nada convencionais que me desafiaram a procurar a cura olhando para a minha alimentação e para o exercício físico.
Foi nessa altura que comecei a investigar o que comer e o que treinar.
A Maria Pinto já fazia parte da minha vida e foi quem me ensinou como colocar em prática a dieta isenta de glúten, caseína, açúcar refinado e alguns outros alimentos específicos do meu diagnostico.
Mudei radicalmente a minha vida, investi tempo a estudar e a formar-me na maior escola de nutrição de Nova Iorque e hoje sou Health Coach.
Colaboro com um ginásio e com uma quinta biológica.
E em Novembro de 2021, juntei-me à família Maria Amêndoa, projeto que abraço como se estivesse nele desde o inicio.

O nosso testemunho

Hoje podemos afirmar com certeza, que ao eliminar o glúten da nossa alimentação e abolindo os químicos, conseguimos afastar as dores de cabeça, os inchaços e as infeções.

Tornamos-mos muito mais bem dispostas. Pois muitas das hormonas da felicidade e do bem-estar (um exemplo é a serotonina) produzem-se no intestino e, quando este não está saudável, estas hormonas também não se produzem.

Importa reforçar que se não tratarmos do nosso intestino, corremos o risco de contrair patologias graves, visto que 80% do nosso sistema imunológico também se encontra no intestino.
Quando ele não funciona o risco de contrair doenças de várias ordens, incluindo as doenças autoimunes, é muitíssimo elevado. Subestimamos muito o intestino, mas este é o único órgão do corpo humano capaz de executar as suas funções de forma independente do sistema nervoso central.
É um órgão inteligente e, por isso, intitulado por 2º cérebro.
Citando uma frase de Hipócrates: “A saúde e a doença começam no intestino.”

O nosso desafio

Vivendo neste registo de sociedade moderna onde o stress, a falta de tempo e a diminuição da qualidade de vida nos desafia diariamente, é importante compreendermos que a solução para o grande desafio de manter a nossa saúde e energia não está na tecnologia, na ciência, nos químicos e, muito menos, em fórmulas rápidas e milagrosas.

A solução está em nós.

O mais importante é encontrarmos um ponto de comunicação clara com o nosso corpo, dar-lhe atenção e escutar os sinais que ele nos envia constantemente.

Acreditem, ele dá-nos toda a informação que necessitamos.

Queremos levar a todos um conjunto de criações que respeitam o microbioma do nosso intestino.

As nossas criações são:

Isentas de gluten

Isentas de açucares refinados

Isentas de Lactose

Ingredientes Biológicos

Vegan

 

Embarca connosco nesta viagem e cria uma história à tua medida.

E se já tiveres a tua história, partilha connosco.
Muito obrigado e muito bem-vindo!